Anais
Anais das edições do COIPESU
Selecione o ano para visualizar os eixos de cada ano e seus respectivos trabalhos.
-
Eixo 1: Expansão da educação superior: público e privado
Autor(es): Ingrid Karla Cruz Biserra, Francisca Jocineide Da Costa E Silva (Completo) A relação de docente com o saber: entre o discurso e a prática
Autor(es): Márcia Gonçalves Nogueira, José Mácio Rodrigues Ribeiro, Jowânia Rosas De Melo (Completo) Acesso e permanência: estudo de caso nos cursos de graduação da UFPB
Autor(es): Shirleide Karla De Oliveira Silva, Kátia Santos Da Silva, Juliália Cássia Alves Bezerra (Resumo) Ampliação do ensino superior privado e suas políticas na cidade de João Pessoa-PB
Autor(es): Marcelo Dias Ribeiro, Ítalo Eduardo Medeiros Sousa (Completo) Cultura organizacional algo único e distinto em um contexto particular: um estudo de caso na Universidade Norte do Paraná
Autor(es): Marillia Gabriella Duarte Fialho, Maria Das Graças Vieira, Emília Maria Da Trindade Prestes (Resumo) Atualização pedagógica de docentes de magistério superior numa instituição federal de ensino: possibilidades e desafios
Autor(es): Patricia Whebber Souza De Oliveira, Raquel Alves Santos, Bruno Leonardo Bezerra Da Silva (Completo) A sub-representação feminina no curso de física: memórias de alunas da Universidade Federal da Paraíba
Autor(es): Fernanda M. C. A. Coelho, Érica Jaqueline S. Pinto, Helisa O. P. de S. Guerra (Resumo) Práxis no ensino superior
Autor(es): Carla Socorro Stabili Cezar, Kallyne Lygia Ferreira da Silva, Maria das Graças de Almeida Baptista (Completo) Educação e multiculturalismo: professores e alunos, conscientes destes conceitos na universidade?
Autor(es): Lucas Romário da Silva (Resumo) Movimentos sociais e educação superior – entre ausências e emergências, a articulação de uma política nacional
Autor(es): Ana Maria Morais Costa, José Willington Germano (Completo) Mídias digitais como potencializadoras de competências humanas no ensino superior
Autor(es): Ismênia Mangueira, Maria Onilma Moura Fernandes, Edna Gusmão de Góes Brennand (Resumo) Práticas docentes universitárias: um olhar à luz do pensamento de Philippe Perrenoud
Autor(es): Andreza Maria de Lima, Amanda Carla G. Paraíso, André Mendes Salles (Completo) Perfil sócio-cultural dos alunos do curso de enfermagem e fisioterapia na UFPB
Autor(es): Geovânia da Silva Toscano, Sandra Maria Cordeiro Rocha De Carvalho (Completo) Licenciandos em ciências sociais da UFPB (2009-2012): itinerários, percepções e perspectivas.
Autor(es): Ivan Fontes Barbosa (Completo) Perfil e trajetórias históricas dos alunos advindos da EJA no curso de pedagogia na UFPB
Autor(es): Camilla Regina Pinto B. da Trindade, Janaína Gomes Fernande, Edineide Jezine (Resumo) Perfil social, econômico e educacional dos alunos do curso de pedagogia e prestígio social
Autor(es): Jislayne Fidelis, Edineide Jezine (Completo) Educação popular e ensino superior: a EAD como possibilidade de emancipação dos professores do campo
Autor(es): Ilder Layanna Arruda de S. Galdino, Tereza Cristina Araújo de Oliveira, Luiz Raimundo Souza Araújo (Completo) Avaliando a expansão da (na) UFPB (2008 A 2012)
Autor(es): Uyguaciara Veloso Castelo Branco, Edineide Jezine Mesquita Araújo (Completo) A utilização de estudos comparados na educação superior
Autor(es): Paulo Hideo Nakamura (Completo) Experiências formativas online: nuances da educação à distância em uma pós-graduação em serviço
Autor(es): Cecília Telma Alves Pontes de Queiroz, Rita Cristiana Barbosa -
Eixo 2: Políticas públicas de inclusão
(Completo) A educação a distância e a formação de professores: possibilidades de inclusão social e digital
Autor(es): Elizabete Ramalho Procópio (Completo) A inclusão da temática de gênero no curso de bacharelado em segurança pública
Autor(es): Ana Cristina B. de Sousa Rosa, Adenilda B. Alves de Morais (Completo) Dialogando com mulheres/alunas: experiências e aprendizagens em educação superior a distância
Autor(es): Rita Cristiana Barbosa, Maria Eulina Pessoa de Carvalho (Completo) A Inclusão da Temática de Gênero no Curso de Pedagogia da UFPB
Autor(es): Adenilda Bertoldo A. De Morais, Francisca Jocineide da C. e Silva, Maria Eulina Pessoa de Carvalho (Completo) Análise das políticas públicas de educação inclusiva no brasil e em alagoas: excluir para incluir ou incluir para excluir?
Autor(es): Ericka Marcelle Barbosa de Oliveira, Fabson Calixto da Silva, Francy Kelle Rodrigues Silva (Completo) Percepções de docentes atuantes em salas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede municipal de educação de parelhas acerca da inclusão
Autor(es): Étel Rógere da Silva (Completo) Aspectos semânticos e pragmáticos da libras: abordagem no contexto sala de aula
Autor(es): LIMA, M. A. C.B, ARAGÃO NETO, M. M (Completo) Políticas de inclusão: pensando as cotas para ingresso nas universidades públicas
Autor(es): Elizenda Sobreira Carvalho de Sousa, Rafael Ferreira de Souza (Completo) As políticas de ações afirmativas na uneb: uma história de inclusão dos cotistas egressos do curso de pedagogia e os impactos no mercado de trabalho
Autor(es): Vandeilton Trindade Santana (Completo) Inclusão escolar de crianças e adolescentes com deficiência física no ensino regular: revisão de literatura
Autor(es): Eugivana de Farias Leite, Luana Jesus de Almeida da Costa, Cristina de Fatima Martins Germano (Completo) As políticas públicas: possibilidades para uma educação inclusiva
Autor(es): Taciana Karoliny S. Soares, Mayanne Júlia Tomaz Freitas, Rafael Ferreira de S. Honorato (Completo) Sociedade inclusiva: um aparente paradoxo educacional e social
Autor(es): Simone Natividade, Elione Maria Nogueira Diogenes (Completo) A televisão interativa como dispositivo de inclusão digital na educação superior
Autor(es): Edna gusmão de góes brennand, Tayrone de sousa monteiro -
Eixo 3: Educação básica e educação de jovens e adultos
(Completo) Contribuições da psicopedagogia na prevenção e tratamento das dificuldades de aprendizagem do idoso no processo de alfabetização
Autor(es): Karina Ingredy Leite da Silva, Sidcley Horácio Galdino, Tânia Lúcia Amorim Colella (Completo) Formação de professores para educação de jovens e adultos no curso de pedagogia e no programa escola zé peão: um estudo comparativo
Autor(es): Mirinalda Alves r. dos Santos (Completo) O ensino de jovens e adultos no brasil: desafios históricos, sociais e educativos
Autor(es): Marla Edimara Moreira da Silva (Completo) Políticas públicas para educação de jovens e adultos: perspectivas para o acesso ao ensino superior
Autor(es): Marilda Coelho da Silva (Completo) Transform-ação: uma análise da educação formal no ensino de jovens e adultos (eja) e o elo possível do empoderamento feminino
Autor(es): João Paulo da Silva (Completo) Professor-ator construtor de uma educação voltada para a cultura e a arte: uma proposta possível
Autor(es): Abdias Correia de Cantalice Neto (Completo) O embate entre o conhecimento popular e o sistematizado: uma análise do impacto da escolarização nos alunos da educaçâo de jovens e adultos – EJA
Autor(es): Tatiana Rachel Andrade de Paiva (Completo) A “Redentora do Atraso do Nordeste”: uma escola de agronomia na construção política e econômica do brasil estado novista
Autor(es): Luiz Mário Dantas Burity, Antonio Carlos Ferreira Pinheiro -
Eixo 4: Apresentação de Pôsters 2013
(Resumo) Percepção dos acadêmicos sobre a equoterapia na assistência à pessoas com necessidades especiais: uma experiência extensionista
Autor(es): FELIPE, RVP, FREITAS, RB, CORDEIRO, SMC (Resumo) A arte em contextos da educação integral – tecendo saberes escolares e comunitários
Autor(es): Maria Margareth de Lima, Elisa Pereira Gonsalves (Resumo) As trajetórias dos jovens de origem popular no ensino superior: seus processos de resistência e sucesso escolar
Autor(es): Nilcione Maciel L. Batista, Emília M. da T. Prestes (Resumo) Educação popular e desenvolvimento
Autor(es): Andréa Alice da C. Faria, Maria E. da T. Prestes (Resumo) Entre encantos e desencantos: participação e emancipação nas oficinas do programa escola aberta
Autor(es): Reginaldo G. Salvino (Resumo) Educação de jovens e adultos e as revelações discentes do ensino semipresencial
Autor(es): Humberto Vieira Farias (Resumo) Os repertórios de vida como base curricular na EJA
Autor(es): Silvia Lucia L. Benevides, Luiz Gonzaga Gonçalves (Resumo) O uso social da leitura e escrita dos trabalhadores/educandos do programa escola Zé Peão.
Autor(es): Antonaide Rodrigues Bühne (Resumo) Dialogando com Freire, Habermas e Foucault, considerando saber e poder
Autor(es): Volmir José Brutscher, Afonso Celso Scocuglia (Resumo) Educação do campo: uma análise sobre as políticas públicas de formação para a docência nas escolas do campo
Autor(es): Josiane Ferreira de Lima (Resumo) Universidade, comunidade, escola: construindo caminhos para uma educação no/do campo
Autor(es): Jaqueline Poliane Costa de Sousa (Resumo) Produção de conhecimento dos quilombolas: processos participativos na construção de saberes
Autor(es): Thatyanne Krause Lima Brito dos Santos (Resumo) Pessoas jovens e adultas com deficiência: trajetórias de inclusão e/ou exclusão escolar?
Autor(es): Kézia Cortez da Silva (Resumo) Incubação de empreendimentos solidários: uma pedagogia da autogestão
Autor(es): Francisco Xavier Pereira da Costa, Mª. do Socorro Xavier Batista (Resumo) Práticas de educação em saúde no SESC: processo de aproximação com a educação popular
Autor(es): Vânia Barbosa Nascimento (Resumo) Educação popular e convivência com o semiárido: espaço de formação política e sustentabilidade ambiental
Autor(es): Irenaldo Pereira de Araújo (Resumo) A contribuição da biblioteca digital Paulo Freire para a educação de jovens e adultos
Autor(es): Edna Gusmão de Góes Brennand, Rayane Soares de Sousa Santos (Resumo) Percepção dos acadêmicos sobre a equoterapia na assistência à pessoas com necessidades especiais: uma experiência extensionista
Autor(es): Felipe, RVP, Freitas, RB, Cordeiro, SMC
-
Eixo 1: Educação Superior e Diversidades Culturais
(Completo) Problematizando a universidade em seu contexto contemporâneo: uma questão para além dos documentos
Autor(es): Maria Clara Pereira Santos (Completo) Formação e ingresso docente no ensino superior: desafios para a implementação da lei 11.645/08
Autor(es): Sandra Bomfim de Queiroz, Lúcia de Mendonça Ribeiro (Completo) Eu sou uma obra de arte: etnias do mundo
Autor(es): Jayse Antonio da Silva Ferreira, Anie Gabrielle Veloso da Silva, Saulo José Veloso de Andrade (Completo) Educação superior em direitos humanos e sua intersecção com a temática do gênero
Autor(es): Juciane de Gregori (Completo) Sexualidade: “Percepção e expectativas dos adolescentes” frente à temática nas escolas da região norte do Mato Grosso – Brasil
Autor(es): Marlete Dacroce -
Eixo 2: Educação Superior e Processos de Inclusão
(Completo) Um olhar discursivo sobre a educação de surdos
Autor(es): Marcley da Luz Marques (Completo) Enem: mecanismo de acesso ao Ensino Superior
Autor(es): Gabriela Belo da Silva, Rivadavia Porto Cavalcante (Completo) Inclusão educacional e medicalização da diferença: desafios para reflexão
Autor(es): Adriana Santos Lima, Daiana Mariano da Silva, Renata Monteiro Garcia (Completo) Processos inclusivos nas licenciaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Autor(es): Erika Roberta Silva de Lima, Francisca Natália da Silva, Lenina Lopes Soares Silva (Completo) Dialogando sobre o cotidiano: reflexões críticas sobre a inclusão na escola
Autor(es): Aline Santos de Lima, Joanderson de Oliveira Gomes, Renata Monteiro Garcia (Completo) A política de inclusão na educação profissional: o caso do Instituto Federal de Pernambuco/campus Recife
Autor(es): Katia Cristina Bezerra Moura dos Santos (Completo) A permanência de alunos adultos da UFPB/campus I na perspectiva do sucesso escolar
Autor(es): Shirleide Karla de Oliveira Silva, Emília Maria da Trindade Prestes (Completo) Ensino em tempo integral: relação entre os pressupostos teóricos e a prática pedagógica em escolas municipais de João Pessoa
Autor(es): Marisete Fernandes de Lima, Maria Ivete Martins Correia (Completo) Políticas de expansão, acesso e permanência na UFPB (1996 – 2012)
Autor(es): Uyguaciara Veloso Castelo Branco, Edineide Jezine, Paulo Hideo Nakamura (Completo) O acesso ao ensino superior no Brasil: o movimento “pendular”
Autor(es): Geovânia da Silva Toscano (Completo) Desafios das políticas públicas inclusivas empreendidas no contexto do ensino superior brasileiro
Autor(es): Guilherme Brito de Lacerda (Completo) Uma análise sobre o processo de inclusão de alunos com deficiência visual no ensino superior
Autor(es): Raíssa Priscila da Costa Silva, Maria Clara Pereira Santos -
Eixo 3: Educação Superior e Educação Popular
(Completo) Inteligência coletiva aplicada a sistemas educativos
Autor(es): Karlos T. M. V. de Oliveira, Geam C. de A. Filgueira, Emanuel Dantas Filho (Completo) Assembleia escolar: um movimento de participação na formação de sujeitos sociais frequentadores de programas de educação popular
Autor(es): Patrícia Lacombe, Rosymary Aparecida Santiago -
Eixo 4: Educação Superior, Gestão e Formação Docente
(Completo) A compreensão do processo respiratório, por licenciandos em biologia: implicações para sua formação
Autor(es): Risonilta Germano Bezerra de Sá, Aline Furtuozo de Souza, Zélia Maria Soares Jófili (Completo) A educação infantil e seu contexto: entrelaçando Jean Piaget às praticas lúdicas
Autor(es): Camilla Débora Torres, Michelle Gabrielli (Completo) A experiência formativa do subprojeto interdisciplinar, do programa institucional de bolsa de iniciação à docência, no campus Caicó/UERN
Autor(es): Alcides Leão Santos Júnior (Completo) A importância do PIBID na formação do futuro professor: relato de bolsista PIBID do IFRN, campus Mossoró
Autor(es): Robson Pereira de Sousa, Maria Alcione do Nascimento de Oliveira (Completo) A interdisciplinaridade no processo formativo na perspectiva de trabalho para o SUS
Autor(es): Angely Caldas Gomes, Danyelle Nóbrega de Farias, Kátia Suely Queiroz Silva Ribeiro (Completo) A matemática e a música: a interdisciplinaridade e a relação lógico-musical
Autor(es): Abinoan Elias dos Santos, Mayara de Souza Ribeiro, Mara Leite Simões (Completo) As possibilidades da leitura de imagens para a formação de professores
Autor(es): Tereza Cristina Cavalcanti de Albuquerque, Jefferson Silva Costa, Ana Maria dos Anjos Carneiro-Leão (Completo) Contribuição da disciplina arteterapia na formação do psicopedagogo
Autor(es): Maria Agrailze Cordeiro Oliveira, Simone Valéria Rodrigues de Lima, Fernanda Maria de Souza (Completo) Contribuições do modelo das múltiplas perspectivas de aprendizagem para a construção de conceitos sistêmicos sobre as relações homem-ambiente-teia alimentar
Autor(es): Patrícia Barros de Macêdo, Fernanda Muniz Brayner-Lopes, Ana Maria dos Anjos Carneiro-Leão (Completo) Expansão do ensino de pós-graduação stricto sensu no Brasil: um estudo na Universidade Federal da Paraíba
Autor(es): Lindalva Gouveia Nascimento (Completo) Formação continuada de professores em serviço: uma perspectiva na ótica de Vera Candau e Paulo Freire
Autor(es): Rejane Maria de Araújo Lira, Adah Kethlyn Braz, Rosalinda Falcão Soares (Completo) Formação continuada de professores(as): marco legal, conceitos e significados
Autor(es): Edson Carvalho Guedes, Débora de Souza Costa, Lívia Maria Montenegro Lins (Completo) Letramento digital: ferramenta relevante para o educador do século XXI
Autor(es): Gioconda Maria Medeiros Azevedo, Maria Helena Gomes Melo (Completo) O curso de pedagogia no Brasil e o ensino de história da educação: dilemas e perspectivas de uma formação docente histórico-educacional para as séries iniciais (1939 – 1969)
Autor(es): Evelyanne Nathaly Cavalcanti de Luna Freire (Completo) O estágio e a formação para a docência no ensino superior
Autor(es): Joice de Espindola, Angela Maria de Almeida Pereira, Thelma Panerai Alves (Completo) O professor é quem escreve: o diário de pesquisa como auxílio para o estudo etnográfico em educação na formação docente
Autor(es): Jessica Kelly Sousa Ferreira (Completo) O que os relatos dos professores têm a nos dizer sobre a formação continuada?
Autor(es): Webert Cavalcanti Barros (Completo) Os impactos do PIBID/matemática na formação inicial de professores: um olhar sobre nossa prática
Autor(es): Adelson Carlos Madruga (Completo) Para onde vamos: uma breve reflexão sobre o papel do ensino de língua estrangeira no processo de ensino-aprendizagem
Autor(es): Mikaylson Rocha da Silva, Uyguaciara Veloso Castelo Branco (Completo) Políticas de democratização da educação superior no ensino público em Campina Grande: uma reflexão
Autor(es): Aldeci Luiz de Oliveira, Edilazir Lopes da Cunha (Completo) Por uma gestão do cuidado na formação de professores/as da educação infantil
Autor(es): Efigênia Maria Dias Costa, Ana Maria Coutinho Sales (Completo) Pós-graduação, cooperação internacional e educação de adultos na UFPB: o caso do programa de pós-graduação em educação
Autor(es): Sabrina Grisi Pinho de Alencar (Completo) Problematizando a relação teoria-prática na formação do professor de língua estrangeira
Autor(es): Mariana Pérez (Completo) Sinaes e os procedimentos de avaliação: a construção de uma nova cultura na universidade?
Autor(es): Ana Karolina Ramalho de Araújo Rosas (Completo) Trajetórias de formação docente: teoria x prática na construção dos saberes, das práticas e da identidade
Autor(es): Sandra Maria de Assis, Olívia Morais de Medeiros Neta (Completo) Saberes e metodologias para a educação infantil: o curso de pedagogia em questão
Autor(es): Lucia de Mendonça Ribeiro, Sandra Bonfim Queiroz (Completo) Formação de educadores ambientais: um estudo a partir das políticas brasileiras de educação ambiental
Autor(es): Ivonaldo Leite (Completo) Os desafios da docência superior - articulando conceitos básicos da genética com jogos didáticos
Autor(es): Alba Flora Pereira, Ana Maria dos Anjos Carneiro Leão, Zélia Maria Soares Jófili (Completo) Articulando conceitos em biologia molecular?
Autor(es): Marília de França Rocha, Ana Maria dos Anjos Carneiro Leão (Completo) Tecendo considerações sobre o professor de química do ensino médio e a aquisição de uma formação interdisciplinar
Autor(es): Carlos Alberto de Carvalho Andrade (Completo) A formação inicial do professor de línguas: uma postura reflexiva mediante o trabalho com sequências didáticas
Autor(es): Telma Sueli Farias Ferreira (Completo) Formação de professores em direitos humanos na UFPB: limites e possibilidades
Autor(es): Maria de Fátima Marreiro de Souza (Completo) O trabalho docente na perspectiva das mulheres
Autor(es): Marillia Gabriella Duarte Fialho (Completo) O trabalho em grupo cooperativo na rede social Facebook: contribuição para a formação contínua de docentes universitários na perspectiva do ensino crítico da biologia sistêmica
Autor(es): Fernanda Muniz Brayner Lopes, Ana Maria dos Anjos Carneiro Leão, Zélia Maria Soares Jófili (Completo) A dança na UFPB: para quem, por quem e como?
Autor(es): Michelle Aparecida Gabrielli, Juliana Costa Ribeiro (Completo) A participação dos pais e da comunidade local na escola: elemento pertinente para educação pública de qualidade
Autor(es): Givanildo da Silva, Inalda Maria dos Santos, Fernanda Santos do Nascimento (Completo) Desafios e perspectivas na formação do professor de matemática: um olhar sobre a questão da pesquisa
Autor(es): Joselma Ferreira Lavôr de Lima, Rogéria Guadencio do Rêgo (Completo) Tirinhas de Garfield como proposta de compreensão do mecanismo alimentar em uma perspectiva sistêmica: análise do discurso de graduandos
Autor(es): Aline Furtuozo de Souza, Fernanda Muniz Brayner-Lopes, Ana Maria dos Anjos Carneiro-Leão (Completo) Era uma vez... Literatura infantil e pedagogia: reflexões sobre currículo e formação docente
Autor(es): Rute Pereira Alves de Araújo,Maria Zuleide da Costa Pereira -
Eixo 5: Educação Superior, EAD e TIC’s
(Completo) A EAD como forma de acesso ao ensino superior: novas perspectivas de formação no Ciber espaço
Autor(es): Henrique Miguel de Lima Silva, Gabriela Belo da Silva (Completo) Formação inicial na educação a distância: uma análise sobre a atuação do tutor virtual
Autor(es): Verônica Freitas da Silva, Patrícia Barros de Macêdo, Fernanda Muniz Brayner-Lopes (Completo) Os fóruns enquanto gêneros digitais – ferramentas que contribuem no processo de interação no AVA
Autor(es): Sara Ingrid Borba, Rose Madalena Pereira da Silva (Completo) Um novo cenário desafiador na formação docente: conexões de práticas inovadoras sob o impacto das novas tecnologias
Autor(es): Petronila Beatriz Lopes Guedes, Maria De Fátima da Silva, Maria José Pessoa de Andrade Araújo (Completo) O texto literário e o ensino das quatro habilidades na educação a distância: propostas para os cursos de licenciatura em letras espanhol
Autor(es): Girlene Moreira da Silva, Cleudene de Oliveira Aragão, Carla Aguiar Falcão (Completo) Formação inicial e o trabalho do professor na escola com as novas tecnologias educacionais
Autor(es): Maíra Cordeiro dos Santos, Regina Celi Mendes Pereira (Completo) Uma aula de desenho geométrico com o Geogebra
Autor(es): Ana Paula Nunes Braz Figueiredo, Amanda Barbosa da Silva (Completo) O crescimento da EAD na educação superior brasileira e os cursos de formação de professores
Autor(es): Maria Emilia Sardelich (Completo) NTIC’s e o uso do linux na educacão: revisão da literatura
Autor(es): Pedro J. S. De Oliveira, Luiz F. L. G de Souza, Maria J. de Queiroz (Completo) O jovem e a internet: acesso e uso entre jovens da cidade de João Pessoa/PB
Autor(es): Natana dos Santos Ferreira, Nádia Jane de Sousa (Completo) Vídeos digitais no contexto educacional: uma realidade a ser discutida
Autor(es): Yebá Ngoamãn Martins Fagundes (Completo) Taxa de evasão nos cursos de licenciatura a distância da UFPB
Autor(es): Antonio Marcos Moreira, Renata P. L. Jeronymo M. Pinto, Jodavid De Araujo Ferreira (Completo) A realidade virtual como estratégia para formação em saúde: uma revisão sistemática
Autor(es): Danyelle Nóbrega De Farias, Kátia Suely Queiroz Silva Ribeiro, Luciana Moura Mendes (Completo) Entraves e perspectivas na utilização das TICs observadas pelos futuros professores da educação básica
Autor(es): Maria Auxiliadora Rodrigues da Silva -
Eixo 6: Apresentação de Pôsters 2014
(Resumo) Relato de experiência: ressignificando as ações da escola através da produção de pesquisa nas series iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Saulo José Veloso de Andrade, Maria do Socorro Nascimento Pereira, Maria Leonilde da Silva (Resumo) A alfabetização de adultos no contexto do mova brasil: uma análise da prática pedagógica
Autor(es): Lívia Sonalle do Nascimento Silva (Resumo) Contribuições a uma práxis pedagógica emancipante no procampo
Autor(es): Ivanise Simplicio de Melo (Resumo) Formação superior, educação popular e saúde: os caminhos que ganham forma-ação na extensão
Autor(es): Kamilla Maria Sousa de Castro (Resumo) A realidade virtual como estratégia para formação em saúde: uma revisão sistemática
Autor(es): Danyelle Nóbrega de Farias, Luciana Moura Mendes, Kátia Suely Queiroz Silva Ribeiro (Resumo) Pedagogia Freireana e teologia da libertação: trilhando caminhos de esperança
Autor(es): Vanderlan Paulo de Oliveira Pereira (Resumo) Tecnologias da informação e comunicação: uma nova perspectiva da educação à distância
Autor(es): Renata Costa Pereira, Talyta Nayara Costa Soares (Resumo) Processo de inclusão de crianças e adolescentes com necessidade especias na creche-escola de atenção básica da UFPB: relato de experiência
Autor(es): Rafaela Vitória Pereira Felipe, Mathews Dantas Moreira Moema Teixeira Maia Lemos (Resumo) Análise da permanência dos alunos provenientes de processo de inclusão do curso de licenciatura em matemática no campus santa cruz
Autor(es): Nadja Nara Santos de Carvalho Dério, Victor Kievster Silva Barros Rosângela Araújo da Silva - orientadora (Resumo) Educação e tecnologia: reflexões sobre a prática docente do professor tecnológico
Autor(es): Michele Bulhões de Mendonça (Resumo) Perfil docente e prática pedagógica: um estudo acerca das implicações na aprendizagem do discente
Autor(es): Manuela Maria da Silva, Ana Patrícia Siqueira Tavares Falcão, Simone Valéria Rodrigues de Lima (Resumo) Educação a distância: novo paradigma na formação profissional
Autor(es): Danyelle Nóbrega de Farias, Luciana Moura Mendes, Kátia Suely Queiroz Silva Ribeiro (Resumo) A formação de trabalhadores compromissados com o cuidado voltado para a promoção da emancipação do outro e a construção de uma sociedade justa e solidária
Autor(es): Ernande Valentin do Prado (Resumo) Criatividade na formação universitária em educação popular e na saúde: um olhar sobre a extensão na UFPB
Autor(es): Daniela Gomes de Brito Carneiro (Resumo) Vivência com pais e cuidadores de crianças com necessidades especiais por meio de grupo terapêutico.
Autor(es): Camilla Duarte de Almeida, Meryeli Santos de Araújo Dantas, Carla Patrícia Novaes dos Santos Fechine (Resumo) A importância da extensão em educação popular na graduação em fisioterapia: um relato de experiência
Autor(es): Rodrigues, B.C.M., Medeiros, L.B., Ribeiro, K.S.Q.S. (Resumo) Estágio regional interprofissional da UFPB na formação profissional: análise das práticas de educação popular em saúde nesse contexto
Autor(es): Sandra Maria Cordeiro Rocha de Carvalho
-
Eixo 1: Diversidades e Processos de Inclusão
(Completo) Projeto: Construindo o caráter através de uma sexualidade Saudável, relato de experiência
Autor(es): Marlete Dacroce (Completo) UMA ANÁLISE SOBRE O DIÁRIO DE ANNE FRANK E O ENSINO DE HISTÓRIA DO SHOAH NO TEMPO PRESENTE
Autor(es): JAIRO FERNANDES DA SILVA JUNIOR; LUCAS BORBA DE MIRANDA (Completo) DEMOCRACIA E INCLUSÃO RACIAL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: A UFPB EM DESTAQUE
Autor(es): Maria de Fátima Marreiro de Sousa (Completo) DA INFORMAÇÃO À PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM ESTUDO DOS INDICADORES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (2013-2014)
Autor(es): José Márcio Luciano de Oliveira Araújo (Completo) UMA ANÁLISE SOBRE O DIÁRIO DE ANNE FRANK E O ENSINO DE HISTÓRIA DO SHOAH NO TEMPO PRESENTE
Autor(es): JAIRO FERNANDES DA SILVA JUNIOR; LUCAS BORBA DE MIRANDA (Completo) A CONSTITUIÇÃO DISCURSIVA DE SUBJETIVIDADES DE ALUNOS E ALUNAS DA EJA EM NARRATIVAS DOCENTES
Autor(es): Patrícia da Silva Ferreira Almeida e Marluce Pereira da Silva (Completo) Utilização de maquete como recurso didático complementar para alunos videntes e portadores de deficiência visual na disciplina de Fisiologia Humana
Autor(es): Rachel Linka Beniz Gouveia; José Fellipe Soares Maranhão; Temilce Simões de Assis Cantalice (Completo) O SISTEMA DE COTAS E A RELAÇÃO COM O RECONHECIMENTO DO PROCESSO DE INCLUSÃO NO ÂMBITO EDUCACIONAL
Autor(es): GERILANY BANDEIRA DA COSTA (Completo) Concepções de professores sobre educação inclusiva no município de Jacaraú - PB
Autor(es): Daiana Mariano da Silva, Francymara Antonino Nunes de Assis (Completo) CORPOS MIDIÁTICOS E IDENTIDADES MARGINALIZADAS
Autor(es): Sabrina Pereira dos Santos, Marcelo Machado Martins, Lucineia Lima Lacerda (Completo) EDUCAÇÃO HÍBRIDA EM FOCO: AS DIFERENTES FORMAS DE ENSINAR E APRENDER
Autor(es): Lanás Aparecida Ribeiro Xavier; Suelene de Brito Luna; Vanusa Valério dos Santos (Completo) PROJETO CINE PATRIMONIAL: DILUINDO AS FRONTEIRAS ENTRE O MUSEU E A COMUNIDADE
Autor(es): Rozeane Albuquerque Lima, Ana Carolina Monteiro Paiva (Completo) A DISCIPLINA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SUA OFERTA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFRN CAMPUS SANTA CRUZ: RELATOS DE EXPERIÊNCIA
Autor(es): Francisco das Chagas de Sena (Completo) TERRITÓRIO DE RUA DAS TRAVESTIS: NA AVENIDA ENGENHEIRO ROBERTO FREIRE-NATAL / RN, A PROCURA DO PRAZER.
Autor(es): Orminda Bezerra da Silva, Valdemar Pereira da Silva (Completo) REFLEXÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Autor(es): Rodrigo Cirino Mendes, Anita Leocádia Pereira dos Santos (Completo) ATITUDES DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACE AO PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Autor(es): Francine de Fátima Lima Batista, Soraya Dayanna Guimarães Santos e Neiza de Lourdes Frederico Fumes (Completo) A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DOS COORDENADORES DE CURSO
Autor(es): Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Stephanie Pimentel Gomes (Completo) EDUCAÇÃO E INCLUSÃO: UMA ANÁLISE DO ENSINO DO SHOAH A PARTIR DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DO YAD VASHEM
Autor(es): ALANA DE MORAES LEITE; AÍDA BARROS E SILVA (Completo) O PROCESSO DE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA POPULAR
Autor(es): ANDRÉA KARLA DE SOUZA GONZAGA (Completo) O BULLYING NAS ESCOLAS: COMO COMBATER
Autor(es): Antonia Rocha Pedrosa (Completo) EDUCAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DO JOVEM E ADULTO A OPERACIONALIZAÇÃO DO PRONATEC NA PARAÍBA
Autor(es): Ítalo Eduardo Medeiros Sousa (Completo) UMA ANÁLISE DEMOCRÁTICA SOB A PERPESCTIVAS DAS POLÍTICAS DAS METAS EDUCATIVAS 2021
Autor(es): Yego Viana Amorim de Almeida Santos (Completo) PROGRAMAS DE INCLUSÃO: diferentes políticas de juventudes para diferentes perfis de jovens “excluídos”.
Autor(es): Mariana Lins de Oliveira e Ruy De Deus e Mello Neto (Completo) NÚCLEO DE ESTUDOS AFROBRASILEIROS E INDÍGENAS DO IFRN – CAMPUS SANTA CRUZ (NEABI): TRABALHANDO A DIVERSIDADE NA BORBOREMA POTIGUAR
Autor(es): Rita de Cássia Rocha; Ana leila de Melo Soares; Lenina Lopes Soares da Silva (Completo) EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA PORTADORES DE PARALISIA CEREBRAL NO MUNÍCIPIO DE TANGARÁ- RN
Autor(es): Renata Costa Pereira, Thiago Jefferson de Araújo (Completo) O CONVIVER COM AS DIFERENÇAS NO CONTEXTO ESCOLAR: A DIVERSIDADE SEXUAL EM DISCURSIVIDADES DE DOCENTES
Autor(es): MARLUCE PEREIRA DA SILVA, CARMEN BRUNELLI MOURA, ELISSANDRA MARIA CONCEIÇÃO DE BRITO -
Eixo 2: Cultura, Linguagens e Tecnologias Digitais
(Completo) O uso das redes sociais em sala de aula: referências ao modelo sócio interacionista para o ensino e aprendizagem.
Autor(es): Lygia de Assis Silva e Rayanne Angela Albuquerque dos Santos (Completo) TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autor(es): Adriana Maria Tonini (Completo) QUANDO O SANTO DE CASA COM CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO OBRA MILAGRE
Autor(es): CLEBER SOARES DE BRITO, RAFFAEL BARBOSA MARTINS E ELAINE CARVALHO CESAR (Completo) EDUCAÇÃO CORPORATIVA À DISTÂNCIA E A GESTÃO DO CONHECIMENTO: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES DA UFPB
Autor(es): Marcia Sandra Meireles de Melo Universidade Federal da Paraíba marciammelo@hotmail.com Bernardina Maria Freire Juvenal de Oliveira Universidade Federal da Paraíba bernardinafreire@gmail.com (Completo) A RELAÇÃO ENTRE MEIO SOCIAL, LITERATURA E LEITURA EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL NA PARAÍBA
Autor(es): MARIA DE FÁTIMA VIEIRA DE CARVALHO (Completo) A RELAÇÃO ENTRE MEIO SOCIAL, LITERATURA E LEITURA EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL NA PARAÍBA
Autor(es): MARIA DE FÁTIMA VIEIRA DE CARVALHO (Completo) UM ESTUDO DAS POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA PROFESSORES E ESCOLAS NO USO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DE UMA WEB-BLOG
Autor(es): Marcelo da Silva Bernardo (Completo) O USO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA
Autor(es): MAXSUEL DA SILVA EMILIANO (Completo) APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS COM O USO DO CMAP TOOLS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autor(es): Terence Coelho Lopes de Magalhaes, Thereza Cristine Santos Costa (Completo) APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS COM O USO DO CMAP TOOLS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autor(es): Terence Coelho Lopes de Magalhaes, Thereza Cristine Santos Costa (Completo) O ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE SOBRE A REESCRITA DE CONTOS
Autor(es): Janayna Santos, Valéria Cavalcante e Jailton Lira (Completo) RESGATE HISTÓRICO DAS EQUAÇÕES QUADRÁTICAS
Autor(es): Tiago Felipe Oliveira e Silva; José Denis Gomes da Cruz (Completo) USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE NA CONCEPÇÃO DOS DOCENTES DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Autor(es): GENOVEVA BATISTA DO NASCIMENTO; GLAUCIA FERREIRA DA SILVA (Completo) A PESSOALIZAÇÃO DA SACOLEIRA E A PERSONALIZAÇÃO DE SERVIÇOS
Autor(es): Lucinea Maria de Lima Freire Lacerda (Completo) OBJETOS DE APRENDIZAGEM ADAPTATIVOS: Retratos de Uma Proposta de Aprendizagem Aplicada a Alunos de Cursos de Graduaçãono Município de João Pessoa/PB
Autor(es): João Carlos Rodrigues Pereira, Lucídio dos Anjos Formiga Cabral, Rute Pereira Alves de Araújo (Completo) AS REDES SOCIAIS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Autor(es): Autora: Suzana dos Santos Cirilo, coautores: Luana dos Santos e Vanusa Valério dos Santos (Completo) Direito, arte e imagem no Brasil contemporâneo: A TV Justiça e o Barroco Digital
Autor(es): Antonio Flávio Guerra Barreto Gomes de Freitas (Completo) O DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, WEBSITE E ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Autor(es): Ivan Cavalcanti Filho; Amanda Uyanne Macedo Rocha; Maria Caroline Oliveira Silva Lima (Completo) O DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, WEBSITE E ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Autor(es): Ivan Cavalcanti Filho, Amanda Uyanne Mâcedo Rocha, Maria Caroline Oliveira Lima SIlva (Completo) Motivação e Trabalho: O Caso dos Servidores Públicos da Universidade Estadual da Paraíba.
Autor(es): Camilla Alves Gomes (Completo) ESCREVENDO HISTÓRIAS ATRAVÉS DO BOLETIM INFORMATIVO “HISTORIANDO NO CAMPUS”
Autor(es): Ana Carolina Monteiro Paiva, Regina Coelli Gomes Nascimento (Completo) O NÃO LUGAR É TAMBÉM O LUGAR: A INTERAÇÃO NO FÓRUM RESSIGNIFICANDO A APRENDIZAGEM NO CURSO DE PEDAGOGIA EM EAD
Autor(es): Thereza Cristine Santos Costa, Rose Madalena Pereira da Silva e Sara Ingrid Borba (Completo) O DICIONÁRIO ESCOLAR E A PRÁTICA DOCENTE: POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE LEITURA E PRODUÇÃO ESCRITA
Autor(es): Rogério Rodrigues de Lima (Completo) O DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, WEBSITE E ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Autor(es): Ivan Cavalcanti Filho, Amanda Uyanne Macedo Rocha, Maria Caroline Oliveira Silva Lima (Completo) Letramento midiático x letramento escolar: um possível diálogo com vistas ao desenvolvimento da habilidade de leitura.
Autor(es): Elaine Gonçalves dos Santos Oliveira (Completo) A EAD NO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
Autor(es): FERREIRA, Lucienne da Costa; CHAGAS, Jadelson Rodrigues. (Completo) DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DOS SABERES PROPORCIONADOS PELA TECNOLOGIA E A CIBERCULTURA
Autor(es): Idyla Maria Cartaxo Rodrigues; Francisca Lúcia Ferreira Lopes (Completo) ROBÓTICA EDUCACIONAL NA SALA DE AULA: RELATO DE UMA REALIDADE
Autor(es): Jéssica Ferreira Souza da Silva / Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita (Completo) PROGRAMANDO ANIMAÇÕES EDUCACIONAIS UTILIZANDO UMA LINGUAGEM DE BLOCOS PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): Jeanne da Silva Barbosa Bulcão ( autora ) , Danylla de Medeiros Souza( coautora ) e Keila Cruz Moreira ( coautora) (Completo) PROGRAMANDO ANIMAÇÕES EDUCACIONAIS UTILIZANDO UMA LINGUAGEM DE BLOCOS PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): Jeanne da Silva Barbosa Bulcão ( autora ) , Danylla de Medeiros Souza( coautora ) e Keila Cruz Moreira ( coautora) (Completo) PROGRAMANDO ANIMAÇÕES EDUCACIONAIS UTILIZANDO UMA LINGUAGEM DE BLOCOS PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): Keila Cruz Moreira, Danylla de Medeiros Souza e Jeanne da Silva Barbosa Bulcão (Completo) O letramento do aluno surdo e as novas tecnologias
Autor(es): Fábia Sousa de Sena (Completo) A tecnologia mediando aprendizagens nas escolas indígenas
Autor(es): Fabiana Marilha Paulino de Sousa; Sérgia Andrea Pereira de Oliveira (Completo) A Interface Digital e o Desabrochar de um Novo Ensino
Autor(es): Arthur dos Santos Neri, Camilla Targino Ventura da Rocha, Eduardo Cavalcanti de Mello (Completo) Software Geogebra auxiliando no ensino de retas
Autor(es): RAMON FELIPE NEVES DA SILVA (Completo) APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO NOS PROCESSOS DE ENSINO
Autor(es): CARVALHO, Lyedja Syméa Ferreira Barros, CAVALCANTI, Marineuma de Oliveira Costa Cavalcanti (Completo) ANÁLISE SOBRE O COMPORTAMENTO DE ESTUDANTES NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE: UM OLHAR DE GESTÃO SOBRE A INTERFACE DO PERCURSO DE APRENDIZAGEM
Autor(es): Luciano Henrique Gomes de Almeida e Edna Gusmão de Góes Brennand -
Eixo 3: Políticas de Educação Superior
(Completo) A CONTEMPORANEIDADE DA EDUCAÇÃO POPULAR NO BRASIL: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E TRABALHO DOCENTE
Autor(es): Sandra Maria Cordeiro de Carvalho; Edineide Jezine Mesquita Araujo; Edileuda Soares Diniz (Completo) A evasão escolar no contexto da expansão do ensino superior: O caso da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.
Autor(es): Marillia Gabriella Duarte Fialho (Completo) GESTÃO UNIVERSITÁRIA: O PLANEJAMENTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE E SEUS LIMITES
Autor(es): HONÓRIO PATRÍCIO NETO E ÉDER DA SILVA DANTAS (Completo) POLÍTICA DE INTERIORIZAÇÃO E EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR: A IMPLANTAÇÃO DA UFERSA E DO IFRN EM PAU DOS FERROS-RN
Autor(es): Francisco João de Deus de Carvalho; Alcides Leão Santos Júnior; Sidneia Maia de Oliveira Rêgo (Completo) PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO 2011-2020: METAS E DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL
Autor(es): DÉBORA DE OLIVEIRA LOPES DO REGO LUNA (Completo) UNIVERSIDADE E MOBILIDADE ESTUDANTIL: UMA VIAGEM HISTÓRICA RUMO À GLOBALIZAÇÃO
Autor(es): Maria da Salete Barboza de Farias; Lindalva Regina da Nóbrega Vale, Edineide Jezini Mesquita Araújo (Completo) A EVASÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DA EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR: O caso da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.
Autor(es): Marillia Gabriella Duarte Fialho; Mônica Ulson Brandão Teixeira (Completo) TRAJETÓRIA DO PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DA PARAÍBA
Autor(es): LIDIANE RAMOS DA SILVA; ALYNE VICENTE DINIZ (Completo) A assistência estudantil como instrumento de inclusão no ensino superior: o caso da UFRN
Autor(es): Andréa Monteiro da Costa (Completo) A INSERÇÃO DOS EGRESSOS DO CURSO DE TECNOLOGIA EM ALIMENTOS DOS IFPB CAMPUS SOUSA NO MUNDO DO TRABALHO
Autor(es): Joselma Mendes de Sousa Carneiro (Completo) JOVENS ORIUNDOS DE ESCOLAS PÚBLICAS NOS CURSOS ELITISTAS DA UFPB: INGRESSO E PERMANÊNCIA
Autor(es): Nilcione Maciel Lacerda Batista e Emilia Maria da Trindade Prestes (Completo) A Educação Tutorial na UFPB: o Programa de Educação Tutorial e o Programa de Tutoria de Apoio as Disciplinas Básicas.
Autor(es): Flávia Paloma Cabral Borba (autor) Swamy Soares (Co autor) (Completo) AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: INSTRUMENTO DE REGULAÇÃO OU UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO/QUALIFICAÇÃO
Autor(es): Albernes Alcântara de Macêdo (Autor) Vanda Lúcia Batista dos Santos Souza (Coautor) Maria do Socorro Lima (Coautor) (Completo) PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE NO BRASIL NA ÚLTIMA DÉCADA
Autor(es): Gabriel Chaves Neto; Flávia Maiele Pedrosa Trajano; Rafael da Costa Santos. (Completo) O Estado Contratual e seu impacto na gestão da universidade pública brasileira
Autor(es): Éder da Silva Dantas (Completo) Acesso e permanência no contexto de expansão: o caso da UFCG
Autor(es): VILMA SOARES DE LIMA BARBOSA (Completo) Direitos Humanos: da Universidade para a Universalidade
Autor(es): Alessandra Macedo Correia Lima Franca, Tairla Maria Aragão Pimentel, Talitha Giovanna Maranhão da Costa (Completo) AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO ESTADO REPUBLICANO
Autor(es): Joás Jerônimo dos Santos e Adriana Valeria Santos Diniz (Completo) POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO E POLÍTICAS DE LÍNGUAS: CRUZAMENTOS E RUPTURAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Autor(es): Rivadavia Porto Cavalcante (Completo) A POLÍTICA DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO CENÁRIO DA EXPANSÃO
Autor(es): EDINALVA ALVES AGUIAR CARVALHO DE MELO -
Eixo 4: Saberes e Competências
(Completo) OFICINA DE PESQUISA ESCOLAR NA WEB: PRÁTICAS PARA COMPETÊNCIA INFORMACIONAL
Autor(es): Andreza Nadja Freitas Serafim e Ciro Ítalo Tertulino (Completo) OFICINA DE PESQUISA ESCOLAR NA WEB: PRÁTICAS PARA COMPETÊNCIA INFORMACIONAL
Autor(es): Andreza Nadja Freitas Serafim e Ciro Ítalo Tertulino (Completo) A CONSTRUÇÃO DOS SABERES PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Autor(es): VALDINEIDE DOS SANTOS ARAÚJO, MARISETE FERNANDES DE LIMA, PAULO ROBERTO NÓBREGA CAVALCANTE (Completo) FORMAÇÃO SUPERIOR PARA A ÁREA DE SAÚDE: UMA ANÁLISE FRENTE À INTERDISCIPLINARIDADE
Autor(es): FARIAS, Danyelle Nóbrega de; RIBEIRO, Kátia Suely Queiroz Silva; ANJOS, Ulisses Umbelino dos (Completo) DESVELANDO OS INDICADORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL EM RELAÇÃO AO ENSINO MÉDIO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Autor(es): VICTOR FABRÍCIO ALEXANDRE SALES (Completo) BIBLIOTECA DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA PARAÍBA: proposta de um plano de marketing para os usuários
Autor(es): Lucikelly de Oliveira; Maria Meriane Vieira Rocha; Angélica Clementino Simões (Completo) O ENTRELAÇAMENTO ENTRE O ÉTICO E O PEDAGÓGICO NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Autor(es): Vívia de Melo Silva; Edson Carvalho Guedes; Bruna Kedman Nascimento de Souza Leão (Completo) AGENCIAMENTO DE HUMANOS E NÃO HUMANOS EM PRÁTICAS SOCIAIS DE ENSINAGEM: A CONTRIBUIÇÃO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM
Autor(es): PATRÍCIA SILVA; ROSANE ALENCAR (Completo) GESTÃO DEMOCRÁTICA E INTERCÂMBIO, CAMINHOS PARA A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO.
Autor(es): José Roberto de Souza. (Completo) EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO FERRAMENTA DE FORTALECIMENTO DO TRABALHO EM EQUIPE
Autor(es): Ingrid Davis da Silva Gadelha; Angely Caldas Gomes; Luciana Moura Mendes (Completo) JOVENS NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL UM ESTUDO DOS INDICADORES OFICIAIS NA FORMAÇÃO EM MATEMÁTICA
Autor(es): Rai Thonay de Pontes (Completo) Desenvolvimento de materiais didáticos para o ensino de matemática na formação docente: relato de experiência
Autor(es): Gislaynne Maria Ribeiro da Silva; Thiago Jefferson de Araújo; Maiara Bernardino da Silva (Completo) EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EVASÃO ESCOLAR E CARTEIRA ESTUDANTIL: DESAFIOS NA ESCOLA ESTADUAL TIRADENTES.
Autor(es): Maria do Socorro Costa – Profª Governo do RN - Socorrocm@gmail.com Valdemar Pereira da Silva – Profº Governo do RN – vps_val@yahoo.com.br (Completo) O TEOREMA DE PITÁGORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM GEOMÉTRICA PARA AS DEMONSTRAÇÕES DO TEOREMA
Autor(es): ELAINE CRISTINA DOS SANTOS SILVA, ROSANGELA ARAUJO DA SILVA (Completo) UTILIZANDO A FERRAMENTA PREZI PARA ENSINAR AS NORMAS DA ABNT FORA DA SALA DE AULA
Autor(es): KENIA LEANDRA FERREIRA ALVES; PATRÍCIA SILVA (Completo) METODOLOGIAS ATIVAS COMO ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO.
Autor(es): Sharliany Fernandes Vieira; Sidnéia Maia de Oliveira Rego (Completo) VIVÊNCIA EDUCACIONAL COMO FACILITADOR DE METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO AMAZONAS
Autor(es): Raimundo Sidnei dos Santos Campos (Completo) EDUCAÇÃO BIOCÊNTRICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): Lupercia Jeane Soares (Completo) A HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE AREIA-PB CONTADA EM OBJETOS
Autor(es): Maria Ivete Martins Correia (Completo) PRINCÍPIO DA INDUÇÃO FINITA NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Autor(es): Lilian Fernanda Crisanto da Silva e Stella Rebello de Azevedo (Completo) DESAFIOS E POSSIBILIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DOS SABERES À PARTIR DA TECNOLOGIA E DA CIBERCULTURA
Autor(es): IDYLA MARIA CARTAXO RODRIGUES (Completo) DE COLABORAÇÕES E EXPERIÊNCIAS: O PIBID/MATEMÁTICA/IFRN CONTRIBUINDO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA.
Autor(es): EDNALVA DOS SANTOS SILVA; ERIKA LORENNA BEZERRA MOREIRA; THIAGO JEFFERSON DE ARAÚJO (Completo) Terapia Gênica na articulação entre Ética e Genética
Autor(es): Marília de França Rocha, Aline Priscila Félix e Ana Maria dos Anjos Carneiro-Leão (Completo) OS SABERES DOCENTES NO PROCESSO DE RECOSNTRUÇÃO DOS CONCEITOS BIOLÓGICOS EM UMA PERSPECTIVA SISTÊMICO-COMPLEXA
Autor(es): Angélica Suelle França de Andrade-Monteiro, Ana Maria dos Anjos Carneiro-Leão e Fernanda Muniz Brayner-Lopes (Completo) VETORES E ESPAÇO TRIDIMENSIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)
Autor(es): Rita de Cassia Shirlyane Vasco Campelo, Caligena Batista de Paiva Silva (Completo) INTEGRANDO O SERIADO HOUSE MD E O MODELO DAS MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS (MOMUP) PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO SISTÊMICO DE DOR
Autor(es): Ana Maria dos Anjos Carneiro-Leão, Fernanda Muniz Brayner-Lopes, Zélia Maria Soares Jófili (Completo) EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA REFLEXÃO SOBRE O USO DA ENERGIA ELÉTRICA
Autor(es): ADRIANA REGINA DE OIIVEIRA; JAINE GALDINO FAUSTINO (Completo) EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA REFLEXÃO SOBRE O USO DA ENERGIA ELÉTRICA
Autor(es): ADRIANA REGINA DE OIIVEIRA; JAINE GALDINO FAUSTINO (Completo) AS CONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS DE DAVID AUSUBEL PARA PESQUISAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE
Autor(es): Derick da Costa ferreira; Thiago Jefferson de Araújo (Completo) ASTRONOMIA EM FOCO: CONSTRUINDO O SISTEMA SOLAR REDUZIDO, SOBRE O OLHAR DO PROFESSOR.
Autor(es): JOSÉ RODOLFO NEVES DA SILVA; RAMON FELIPE NEVES DA SILVA (Completo) O VIAJANTE CURIOSO: a busca autônoma pelo protagonismo juvenil
Autor(es): Bruna Maria do Rego Troccoli; Fabio Bezerra Correia Lima; Lucas Barreto de Lima (Completo) VIVÊNCIA DO MOMUP-PE EM UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SISTÊMICO-COMPLEXOS SOBRE A DOR
Autor(es): RISONILTA GERMANO BEZERRA DE SÁ, PATRÍCIA BARROS DE MACÊDO E FERNANDA MUNIZ BRAYNER LOPES (Completo) O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RECICLANDO NOVAS IDEIAS
Autor(es): JAINE GALDINO FAUSTINO; ADRIANA REGINA DE OIIVEIRA (Completo) DIVERSIDADE DE SABERES E O DESAFIO DA PRÁXIS NA FORMAÇÃO DE GESTORES DE SAÚDE
Autor(es): Luciana Moura Mendes, Danyelle Nóbrega de Farias, Luciana Maria Pereira de Sousa (Completo) A ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NOS LIVROS DIDÁTICOS ADOTADOS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ/RN
Autor(es): ERIKA LORENNA BEZERRA MOREIRA, EDNALVA DOS SANTOS SILVA (Completo) ORALIDADE NA SALA DE AULA: CONCEPÇÕES E PRÁTICA DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autor(es): Tânia Dantas Gama -
Eixo 5: Formação Docente e Gestão escolar
(Completo) A produção dos conhecimentos sobre Partículas na Revista Brasileira de Ensino de Física na Licenciatura em Física no IFRN Campus Santa Cruz
Autor(es): Jonas Jorge Diogo Pinheiro da Silva (Completo) ESFERA: UM MUNDO A EXPLORAR
Autor(es): Leonardo de Medeiros Silva (Completo) A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE PESQUISA
Autor(es): Mayara de Souza Ribeiro; Bruno de Souza Ribeiro; Mara Leite Simões (Completo) TEMAS TRANSVERSAIS: INCLUSÃO DE PROPOSTAS PRÁTICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
Autor(es): Mara Leite Simões; Mayara de Souza Ribeiro (Completo) AÇÕES AUTODIDATAS DOS DISCENTES: UM ESTUDO DE CASO
Autor(es): Debora Bezerra de Santana, Veronica Freitas da Silva (Completo) A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES NUMA GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PERFIL DOS CONSELHOS NAS ESCOLAS DE JURIPIRANGA/PB
Autor(es): MARIA DE FÁTIMA DA SILVA (AUTORA), ANA CRISTINA DA SILVA E ROSILENE CANDIDO DE LIMA ( CO AUTORAS) (Completo) ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE ESPECIALIZAÇÃO
Autor(es): ALCINDO MARIANO DE SOUZA, GENECI CAVALCANTE DE MEDEIROS, GIOVANA GOMES ALBINO (Completo) AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) EM SERVIÇO, IMPASSES E POSSIBILIDADES
Autor(es): Edson Carvalho Guedes; Débora de Souza Costa; Diana Maria Alves de Araújo (Completo) FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS DE CRECHE: UM ESTUDO DE CASO
Autor(es): EFIGÊNIA MARIA DIAS COSTA e ANA MARIA COUTINHO SALES (Completo) PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM MATEMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFRN CAMPUS SANTA CRUZ
Autor(es): Amanda Raphaela Pacheco de Melo (Completo) GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: ATUAÇÃO/ENFRENTAMENTO DIANTE DA VIOLÊNCIA JUVENIL EM ALAGOAS
Autor(es): Jailton Lira, Valéria Cavalcante e Janayna Santos (Completo) A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE EXPERIMENTOS DE FÍSICA NA REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA NA LICENCIATURA EM FÍSICA DO IFRN CAMPUS SANTA CRUZ
Autor(es): Maria Adna Sena da Silva; Rita de Cássia Rocha (Completo) FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: UM ESTUDO ANALÍTICO DE SEUS INDICADORES
Autor(es): Josefa Cristiane Pontes da Cruz; Jéssica Targino Muniz. (Completo) AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor(es): Jéssica Targino Muniz (Completo) O ensino de frações através de pesquisa tendo como alternativa metodológica a história da matemática: relato de experiência
Autor(es): Maiara Bernardino da Silva, Thiago Jefferson de Araújo,Gislaynne Maria Ribeiro da Silva (Completo) POLÍTICAS PÚBLICAS E A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR NA CONJUNTURA DE REFORMAS DOS SISTEMAS DE ENSINO
Autor(es): Aldeci Luiz de Oliveira (Completo) Processo de formação continuada de Língua Portuguesa dos professores alfabetizadores no PNAIC.
Autor(es): Maria Selma Lima do Nascimento, Taíses Araújo da Silva Alves (Completo) MOTIVAÇÃO E ENVOLVIMENTO NO TRABALHO: UM ESTUDO COM DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR
Autor(es): SAMARA PEREIRA CABRAL; NORMA MARIA DE LIMA (Completo) A cultura Afro-brasileira e o PNLD
Autor(es): Rafael Guedes Duarte (Completo) FORMAÇÃO DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS: UM COMPLEXO DE INTERAÇÕES PARADIGMÁTICAS
Autor(es): FERNANDA MUNIZ BRAYNER-LOPES; ANA MARIA DOS ANJOS CARNEIRO-LEÃO; ZÉLIA MARIA SOARES JÓFILI (Completo) ESTRUTURAÇÃO DA GESTÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DA UFPB
Autor(es): Mercia Ferreira de Assis, Ana Paula Furtado Soares Pontes e Késia de Macedo Reinaldo Farias Leite (Completo) PANORAMA SOBRE O ENSINO DO LINUX EDUCACIONAL PARA DOCENTES NO BRASIL
Autor(es): PEDRO JONATH SILVA DE OLIVEIRA, LUIZ FILIPE LIMA GUEDES DE SOUZA (Completo) A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE SEUS INDICADORES (2013-2014) NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Autor(es): Caligena Batista de Paiva Silva , Rita de Cássia Shirlyane Vasco Campelo (Completo) PROJETO AFRICANIDADE - FORMAÇÃO DOCENTE – TROCA DE SABERES ENTRE O BRASIL E A GUINÉ – BISSAU
Autor(es): Heldomiro Henrique Correia (Completo) LICENCIATURA EM DANÇA DA UFPB: PROJETOS DE ENSINO E EXTENSÃO E SUAS POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO
Autor(es): JULIANA COSTA RIBEIRO, MICHELLE APARECIDA GABRIELLI (Completo) FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: AÇÕES ARTICULADAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA NA BUSCA DA CONSTITUIÇÃO DOS SABERES DOCENTES
Autor(es): Pauleany Simões de Morais e Francisco das Chagas da Silva Junior (Completo) FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO: A DEMANDA PELA EXPECTATIVA DOS PROFESSORES E A PERSPECTIVA DO CURSO DE CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES.
Autor(es): SIDNEY ALLESSANDRO DA CUNHA DAMASCENO (Completo) O SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE PERNAMBUCO: UM DESAFIO PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
Autor(es): Sueli de Oliveira Pimentel; Eládio José de Góes Brennand (Completo) O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO IFRN – CAMPUS SANTA CRUZ
Autor(es): Stella Rebello de Azevedo e Gilmara Emily Barbosa da Silva -
Eixo 6: Universidade e Produção do Conhecimento
(Completo) A Atuação do Psicopedagogo e Assistente Social na Perspectiva da Educação Popular
Autor(es): Danielli Cristina de Lima Silva e Maria Carolina do Nascimento Silva (Completo) AVALIAÇÃO DO SISTEMA HIPOTALÂMICO-HIPOFISÁRIO REPRESENTADO POR MEIO DIDÁTICO NA MONITORIA DA FISIOLOGIA HUMANA
Autor(es): Rachel Linka Beniz Gouveia, José Fellipe Soares Maranhão, Rafael da Costa Santos (Completo) A globalização e o papel da Biblioteca Universitária na organização e disseminação da informação científica: por uma Universidade democrática.
Autor(es): Amanda Souza Xavier de Luna (Completo) A CONTEMPORANEIDADE DA EDUCAÇÃO POPULAR NO BRASIL: Pressupostos teóricos e trabalho docente
Autor(es): Sandra Maria Cordeiro Rocha de Carvalho; Edineide Jezine Mesquita Araújo, Edileuda Soares Diniz (Completo) CONSUMO CONSCIENTE: O CASO DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
Autor(es): MICHELLY RAIANNE FERREIRA DOS SANTOS (Completo) A FORMAÇÃO EM SAÚDE NOS CURSOS DE REABILITAÇÃO: UM OLHAR SOB A INTERDISCIPLINARIDADE
Autor(es): Angely Caldas Gomes; Danyelle Nóbrega de Farias; Kátia Suely Queiroz Silva Ribeiro (Completo) INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACERCA DAS GRANDEZAS FÍSICAS NA REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA
Autor(es): Sandyeva Francione Silva Araújo; Lenina Lopes Soares Silva (Completo) A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO AUXILIARES NA FORMAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: um estudo de caso na área da Arquivologia.
Autor(es): Ismaelly Batista dos Santos Silva (UFPB); Guilherme Ataíde Dias (UFPB); Flávia de Araújo Telmo (UFPB). (Completo) APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COMO OBJETO DE ESTUDO DA EDUCAÇÃO
Autor(es): RONNIE WESLEY SINÉSIO MOURA E LUZIA MARINALVA DA SILVA (Completo) Educação e Avaliação da Aprendizagem: apontamentos históricos na perpectiva de Ausubel
Autor(es): Luzia Marinalva da Silva, Ronnie Wesley Sinésio Moura (Completo) O ambiente universitário no contexto das Organizações Aprendentes
Autor(es): Sidnéia Maia de Oliveira Rego e Francisco João de Deus Carvalho (Completo) INDICADORES BIBLIOMÉTRICOS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ANPED NO GT10 (Alfabetização, Leitura e Escrita) - BUSCANDO A FORMAÇÃO HUMANA ATRAVES DO TEXTO LITERÁRIO: UM OLHAR SOBRE OS ANOS DE 2010 - 2015
Autor(es): Maria de Lourdes Teixeira da Silva; José Mateus do Nascimento (Completo) O USO DE IMAGENS EM CONTEXTOS DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES À CONSOLIDAÇÃO DE CONCEITOS ABSTRATOS DA BIOLOGIA
Autor(es): Verônica Freitas da Silva, Alba Flora Pereira, Zélia Maria Soares Jófili (Completo) O CENÁRIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO INSTITUTO METRÓPOLE DIGITAL
Autor(es): Maria Brenda Dantas, Pedro Jonath Silva de Oliveira (Completo) O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NÃO OBRIGATÓRIO DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DA UFPB: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
Autor(es): Alan Leite Moreira, Ana Paula Furtado Soares Pontes
-
Eixo 1: Processos de Inclusão/exclusão e Diversidades socioculturais
(Completo) A INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DO ASSISTENCIALISMO À INCLUSÃO
Autor(es): Josanilda Mafra Rocha; Juliane Kelly de Figueiredo Freitas; Lenina Lopes Soares Silva (Completo) O ESPAÇO DA INTERCULTURALIDADE E DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ANPED: UMA INVESTIGAÇÃO DO GRUPO DE TRABALHO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): SAWANA ARAÚJO LOPES DE SOUZA (Completo) Diversas histórias: a visão da deficiência na literatura infantil
Autor(es): Izaura Maria de Andrade da Silva Adriana dos Santos Silva Dalete Kelly Cunha Araújo Dayane Helena Pereira Sampaio, Edilene Firmino da Silva, Juliana Torquato de Sousa, Rafaella Amorim e Valeska Picado (Completo) TRANSFERÊNCIA DE RENDA E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Autor(es): Ana Cristina de Lima Santos Aline Maria Batista Machado Roberta Teodorico Ferreira da Silva (Completo) A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES
Autor(es): Eva Lídia Maniçoba de Lima e Olívia Morais de Medeiros Neta (Completo) Alfabetização no ensino da eja nas escolas públicas de João Pessoa
Autor(es): Jussara Figueiredo dos Santos, José Ramos Barbosa da Silva (Completo) TECENDO NOVOS DEBATES: A LITERATURA AFRICANA COMO AUXILIADORA PARA AS DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO NAS AULAS DE HISTÓRIA
Autor(es): Karla Dayana Cardoso Veríssimo; Cláudio Robélio da Trindade (Completo) OS DESAFIOS DE SE FALAR SOBRE AS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRO-AMERÍNDIA EM SALA DE AULA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Autor(es): Cláudio Robélio da Trindade; Karla Dayana Cardoso Veríssimo. (Completo) EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL DO SÉCULO XXI: ENTRE A HISTÓRIA, OS MARCOS LEGAIS E OS INDICADORES
Autor(es): Emanuel Adriano Dantas; Fábio Reinaldo Rodrigues (Completo) Significações Docentes Acerca da Prática Pedagógica Inclusiva na Educação Superior
Autor(es): Maria Quitéria da Silva, Eliane Cristina Moraes de Lima, Soraya Dayanna Guimarães Santos, Neiza de Lourdes Frederico Fumes (Completo) PROEJA: Implantação, trajetória histórica e desafios dessa política pública no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN
Autor(es): Francisco das Chagas de Sena (Completo) Educação a serviço do patrimônio histórico pessoense: desafios e possibilidades
Autor(es): Maria Berthilde Moura Filha, Ivan Cavalcanti Filho, Anna Luísa D. Gualberto, Camila da R. Sobral, Camila de S. Brito, Dandara S. Silva, Mayara E. de M. Cordeiro, Hugo S. de M. L. Alves (Completo) Educação a serviço do patrimônio histórico pessoense: desafios e possibilidades
Autor(es): Anna Luísa Dantas Gualberto, Camila da Rocha Sobral, Camila de Souza Brito, Dandara Souza Silva, Hugo Salvador de Medeiros Lopes Alves, Mayara Ellen de Macêdo Cordeiro, Maria Berhilde Moura Filha, Iva (Completo) Educação a serviço do patrimônio histórico pessoense: desafios e possibilidades
Autor(es): Anna Luísa D. Gualberto; Camila da R. Sobral; Camila de S. Brito; Dandara S. Silva; Hugo S. de M. L. Alves; Mayara Ellen de M. Cordeiro; Maria Berhilde M. Filha; Ivan C. Filho (Completo) A CONDIÇÃO DE SER LGBT E A PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE PEDAGOGIA - EDUCAÇÃO DO CAMPO
Autor(es): Jailson Batista dos Santos (Completo) EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E CIDADANIA ÀS MULHERES: o Programa Mulheres Mil sob o olhar das educandas do IFRN
Autor(es): Rita de Cássia Rocha e Lenina Lopes Soares Silva (Completo) Culturas indígenas nos diversos espaços educativos e a questão da formação dos profissionais da educação.
Autor(es): Valclécia Bezerra Soares (Completo) Inclusão de alunos com Síndrome de Down: percepção dos professores
Autor(es): Maria Filomena Nóbrega Spinelli; Edineide Jezine (Completo) PERSPECTIVA DOCENTE SOBRE SERVIÇOS DE APOIO À INCLUSÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Autor(es): Eliziane Batista dos Santos e Neiza de Lourdes Frederico Fumes (Completo) PERSPECTIVA DOCENTE SOBRE SERVIÇOS DE APOIO À INCLUSÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Autor(es): Eliziane Batista dos Santos e Neiza de Lourdes Frederico Fumes (Completo) EDUCAÇÃO DO CAMPO: O ensino de matemática com turmas multianuais na zona rural riacho salgado
Autor(es): Monicarla de Oliveira Silva; Cristiano Rodrigo Gobbi -
Eixo 2: Cultura, Linguagens e Tecnologias Digitais
(Completo) O USO DO FACEBOOK ATRELADO AO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E NA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO
Autor(es): Jessica Kelly Sousa Ferreira (Completo) POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL(2006-2016): o conhecimento presente no repositório IBICT
Autor(es): Juliane Kelly de Figueiredo Freitas, Josanilda Mafra Rocha, Lenina Lopes Soares Silva (Completo) Estatística no Ensino Médio: Trabalhando Dados do Enem
Autor(es): Calígena Batista de Paiva Silva, Rita de Cássia Shirlyane Vasco Campêlo, Janilson Claydson Silva Brito (Completo) O DIREITO À EDUCAÇÃO E OS INDICADORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO (2007-2014): ENTRE AVANÇOS E RECUOS
Autor(es): Antônio Rodrigo Nascimento de Freitas; Marta Maria de Azevedo Silva; Rosângela Araújo da Silva. (Completo) NATIVOS E IMIGRANTES DIGITAIS: realidade e desafios na UEPB/Campus III/ Guarabira/PB.
Autor(es): LANAS APARECIDA RIBEIRO XAVIER, SUELENE DE BRITO LUNA E VANUSA VALÉRIO DOS SANTOS (Completo) A utilização do laboratório computacional no ensino de números inteiros: aplicação da ferramenta de e-learning Kahoot para o Ensino Fundamental.
Autor(es): Rita de Cássia Shirlyane Vasco Campêlo; Calígena Batista de Paiva Silva; Rosângela Araujo da Silva (Completo) A MONITORIA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DO ENSINOAPRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE FISIOLOGIA HUMANA
Autor(es): Rachel Linka Beniz Gouveia; Rafael da Costa Santos; Rita de Cássia da Silveira e Sá (Completo) A MONITORIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA APRENDIZAGEM DO NA DISCIPLINA DE FISIOLOGIA HUMANA
Autor(es): Rita de Cássia da Silveira e Sá; Emmanuel Veríssimo de Araújo; Rachel Linka Beniz Gouveia (Completo) O RÁDIO E SEU POTENCIAL PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
Autor(es): Fabiany Lais Gomes de Pontes; Enne Karol Venancio de Sousa -
Eixo 3: Políticas de Educação Superior
(Completo) EDUCAÇÃO SUPERIOR E AS POLÍTICAS AFIRMATIVAS NA UFGD: OS DESAFIOS PARA O ACESSO, A PERMANÊNCIA E O FORTALECIMENTO IDENTITÁRIO
Autor(es): EUGENIA PORTELA DE SIQUEIRA MARQUES e MARIA APARECIDA PEREIRA DOS SANTOS RIBEIRO (Completo) REFLETINDO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS
Autor(es): LINDALVA JOSÉ DE FREITAS (Completo) CURRÍCULO E DESENVOLVIMENTO HUMANO NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UM OLHAR NA FORMAÇÃO DOS GRADUANDOS DE LETRAS
Autor(es): Zélia Maria Melo de Lima Santos (Completo) EXPANSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: DEMOCRATIZAÇÃO OU MASSIFICAÇÃO NO ENSINO?
Autor(es): Larissa Cavalcanti de Albuquerque (Completo) DIFERENÇAS REGIONAIS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL DO SÉCULO XXI: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DE SEUS INDICADORES
Autor(es): Luana da Silva Dantas Fonseca e Lenina Lopes Soares Silva (Completo) Enfrentamentos à questão social no contexto da educação superior
Autor(es): Geórgia Dantas Macedo e Emily da Silva Nascimeto (Completo) A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA OFERTA SUBSEQUENTE UM MAPEAMENTO NO PORTAL DA CAPES
Autor(es): Sanielle Katarine Rolim de Oliveira (Completo) O ACESSO DE INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E OS EFEITOS PARA A IDENTIDADE
Autor(es): Maurício José dos Santos Silva e Eugenia Portela de Siqueira Marques (Completo) ANÁLISE DA OFERTA DE VAGAS NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA NA IMPLEMENTAÇÃO DO PNE 2014 – 2024
Autor(es): Danielle Xabregas Pamplona Nogueira; Catarina de Almeida Santos; Ana Maria de Albuquerque Moreira (Completo) O PROJETO DE EXTENSÃO EM DANÇA DE SALÃO DA UFMS: A ARRECADAÇÃO EM PROL DA MANUTENÇÃO DOS EXTENSIONISTAS
Autor(es): Juliano Candia Pedrozo; Gabriel Farias Cação; Carina Elisabeth Maciel e Marcelo Victor da Rosa (Completo) A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
Autor(es): DÉBORA ROGÉRIA NERES DE SOUZA GARCIA; KAROLINE DOS REIS MACEDO; CARINA ELISABETH MACIEL (Completo) A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
Autor(es): DÉBORA ROGÉRIA NERES DE SOUZA GARCIA; KAROLINE DOS REIS MACEDO; CARINA ELISABETH MACIEL (Completo) O PAPEL DO ESTADO E A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR
Autor(es): Adriana Aparecida de Souza, Dante Henrique Moura e Anderson Cristopher dos Santos (Completo) A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS
Autor(es): JOCIANO COÊLHO DE SOUZA ; THELMA PANERAI ALVES (Completo) UNIVERSIDADE E SOCIEDADE: O ACESSO POR POLÍTICAS DE EQUIDADE
Autor(es): Emily da Silva Nascimento e Rodrigo André Silva Ayres (Completo) Os Sentidos da Interdisciplinaridade no Currículo da Educação Básica
Autor(es): Kézia Espínola dos Santos Barbosa, Maria Zuleide da Costa Pereira (Completo) O LUGAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPB: conquistas e limitações para a formação docente
Autor(es): Jorge Fernando Hermida, Jéssica Nascimento Martins -
Eixo 4: Gestão, Avaliação e Inovação na Educação
(Completo) PROGRAMAS E PROJETOS FEDERAIS PESQUISADOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA MICRORREGIÃO DA BORBOREMA POTIGUAR
Autor(es): Marcelo da Silva Bernardo; Dra. Enne Karol Venâncio Sousa (Completo) O PROJETO DE EXTENSÃO: BEM-VINDO! E A GESTÃO DA RECEPÇÃO DOS ESTUDANTES INTERNACIONAIS EM MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL NA UFPB
Autor(es): Welton da Silva (Completo) ANÁLISE DA EVASÃO E REPROVAÇÃO EM DISCIPLINAS NOS CURSOS A DISTÂNCIA DA UFPB
Autor(es): Antonio Marcos Moreira, Renata Patricia Lima Jeronymo Moreira Pinto, Vânia Rezende Carvalho (Completo) A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O OLHAR DOCENTE PARA A CRIANÇA COMO SUJEITO SOCIAL-CULTURAL E HISTÓRICO.
Autor(es): Andréia Sousa de Araujo e Nádia Jane de Sousa (Completo) Refletindo sobre o desempenho dos alunos do Ensino Fundamental no processo de ensino aprendizagem durante as avaliações na disciplina Artes
Autor(es): Jean de Lucena Hortêncio; Karen Cris Arruda (Completo) A EDUCAÇÃO INTEGRAL ALÉM DO DISCURSO: A MATEMÁTICA DO REAL
Autor(es): Dabda Mayane Feitosa e Cristiane Maria Praxedes de Souza Nóbrega (Completo) Refletindo sobre o desempenho dos alunos do Ensino Fundamental no processo de ensino aprendizagem durante as avaliações na disciplina Artes
Autor(es): Jessica Andrade Carneiro Senna; Karen Cris Arruda (Completo) PROJETO CANGURU – MOVIMENTANDO PAIS E FILHOS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE ENSINO DE DANÇA PARA BEBÊS.
Autor(es): Laís Mayara Silva; Cristina da Conceição Resende e Ewellyn Elenn de Oliveira Lima (Completo) O PROJETO DE EXTENSÃO: BEM-VINDO! E A GESTÃO DA RECEPÇÃO DOS ESTUDANTES INTERNACIONAIS EM MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL NA UFPB
Autor(es): Welton da Silva (Completo) POLÍTICAS DE DEMOCRATIZAÇÃO ESCOLAR: gestão do conhecimento e a construção de saberes
Autor(es): Aldeci Luiz de Oliveira (Completo) Gestão do Conhecimento em Instituições de Ensino Superior: um estudo investigativo em uma universidade pública do estado da Paraíba
Autor(es): Larissa Siqueira Moraes, Ludmilla Dantas Silva, Manoel Morais da Silva Neto, Wagner Soares Fernandes dos Santos (Completo) O conhecimento científico como protagonista no desenvolvimento da sociedade
Autor(es): Patrícia Moreira de Menezes e Rogério Emiliano Guedes Alcoforado -
Eixo 5: Educação, Universidade e Saberes
(Completo) Qualificação Profissional: levantamento das produções científicas nos anos de 2015 e 2016 no portal da CAPES
Autor(es): Janilson Gomes da Fonseca e José Moises Nunes da Silva (Completo) TEMAS TRANSVERSAIS APLICADOS À PRÁTICA DIDÁTICA DOS CURSOS DE LICENCIATURA
Autor(es): MARA LEITE SIMÕES E TAYNÁ RODRIGUES OLEGÁRIO (Completo) HOJE VAMOS ESTUDAR LATIM: UMA REFLEXÃO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS E DIFICULDADES DO ENSINO DA LÍNGUA LATINA NA MONITORIA
Autor(es): Laís Correia Teófilo de Souza, Joel Domingos de Pina Pereira, Adelson Bezerra Alves (Completo) HOJE VAMOS ESTUDAR LATIM: UMA REFLEXÃO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS E DIFICULDADES DO ENSINO DA LÍNGUA LATINA NA MONITORIA
Autor(es): Laís C. T. Souza, Joel D. Pereira, Adelson B. Alves (Completo) A formação humana integral na educação profissional nos cursos técnicos de nível medio: análise de dissertações e teses publicadas na base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no ano de 2016
Autor(es): Lúcia Xavier Gonçalves - Adriana Aparecida de Souza (Completo) DESEMPENHO PEDAGÓGICO DE PROFESSORES DE CONTABILIDADE: UMA VISÃO DA QUALIFICAÇÃO DOCENTE NA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO
Autor(es): VALDINEIDE DOS SANTOS ARAÚJO (Completo) SABERES DOCENTES NECESSÁRIOS AO ENSINO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES CONSTANTES DO REPOSITÓRIO DA CAPES (2011-2016)
Autor(es): ALYNE CAMPELO DA SILVA; VANDERNÚBIA GOMES CADETE NUNES; ANA LÚCIA SARMENTO HENRIQUE (Completo) A FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES PARA ATUAÇÃO NO PROJOVEM URBANO: um levantamento sobre o tema no repositório da Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Autor(es): Silvânia Francisca Dantas e José Mateus do Nascimento (Completo) A Educação Física no Ensino Médio Integrado do IFRN – Contribuições e percepções curriculares a partir da PTDEM
Autor(es): Mônica de Lima Pereira; Ilane Ferreira Cavalcante (Completo) O processo de profissionalização no exercício da atividade da Polícia Militar do Rio Grande do Norte
Autor(es): João Batista da Silva e Betania Leite Ramalho (Completo) ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES ENCONTRADAS NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES ACERCA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E IDENTIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Autor(es): Juliana Kelle da Silva Freire Barbosa e Olívia Morais de Medeiros Neta (Completo) Promoção da permanência de estudantes através de um grupo de apoio: uma experiência de pesquisa interventiva
Autor(es): Virginia Teles Carneiro e Monalisa Peixoto Soares (Completo) CONTRIBUIÇÕES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO EM GÊNERO E DIVERSIDADE PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA UFPB
Autor(es): Washington Allysson Dantas Silva; Maria Deborah Cabral de Sousa (Completo) Aplicação das estratégias de ensino para consolidação da aprendizagem: uma análise da percepção dos discentes do PGPCI
Autor(es): Diego Gomes de Lima (Completo) REPERCUSSÕES DA PÓS-GRADUAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE: DIÁLOGOS COM A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
Autor(es): SUELI RODRIGUES DA ROCHA; ANA LÚCIA SARMENTO HENRIQUE (Completo) DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Diana Maria Alves de Araújo e Nádia Jane de Sousa (Completo) Ocupar e Resistir: Análise sobre o movimento “Ocupa IFPB CABEDELO”
Autor(es): Anna Beatriz Ramos Dias, Bruno Alexandre Chaves, Geovânia da Silva Toscano, Raphaella Ferreira Mendes (Completo) PROFESSORES QUE DIFICULTAM A AFILIAÇÃO ESTUDANTIL: UMA INVESTIGAÇÃO COM UNIVERSITÁRIOS DA UFCG
Autor(es): Monalisa Peixoto Soares, Virginia Teles Carneiro (Completo) MONITORIA ACADÊMICA: relato de experiência na disciplina de teoria das organizações do curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Federal da Paraíba
Autor(es): Clarissa Lima de Sá; Flávio Perazzo Barbosa Mota (Completo) “O que você imagina? Eu imagino a dança na escola!” – Relato de experiência sobre uma prática pedagógica em Dança
Autor(es): MICHELLE APARECIDA GABRIELLI (Completo) A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor(es): Cristiano Rodrigo Gobbi; Jéssica Targino Muniz; Josefa Cristiane Pontes da Cruz. (Completo) A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL
Autor(es): Vandernúbia Gomes Cadete Nunes; Alyne Campelo da Silva; Ana Lúcia Sarmento Henrique (Completo) APONTAMENTOS SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACERCA DO PROFUNCIONÁRIO NOS ANOS DE 2014 A 2016
Autor(es): Ana Luísa Fonseca; Ilane Ferreira Cavalcante (Completo) ESBOÇO CRÍTICO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL
Autor(es): Ingridy Lammonikelly da Silva Lima; Bernadete de Lourdes Figueiredo de Almeida (Completo) PLANETÁRIO CONSTRUÍDO COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor(es): Márcia Rejane dos Santos Gomes e Jessica Rejane de Oliveira Silva (Completo) O TEMA EVAPORAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA
Autor(es): MARIA EMÍLIA BARRETO BEZERRA e NELSON COSME DE ALMEIDA. (Completo) JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL NO CURSO DE CÁLCULO ALGÉBRICO
Autor(es): RAQUEL DA SILVA PEREIRA-CRISTIANO RODRIGO GOBBI (Completo) A PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NUMA PERSPECTIVA DE GÊNERO NAS TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES - (2001 - 2016)
Autor(es): SANTOS, Jailson; CARVALHO, Rayana (Completo) Sinto, logo ensino: Ensino-aprendizagem de artes e teoria geral dos sistemas
Autor(es): Luana Aires de Souza (Completo) TRABALHO DOCENTE UNIVERSITÁRIO E O MOBBING OU ASSÉDIO MORAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor(es): Edileuda Soares Diniz; Edineide Jezine (Completo) CURRÍCULO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: EM BUSCA DE ARGUMENTOS PARA SUA DEFESA EM ARTIGOS CIENTÍFICOS NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES
Autor(es): Érika Moreira Santos (Completo) Vivendo e aprendendo: narrativas sobre como me tornei educadora
Autor(es): Mohana Ellen Brito Morais Cavalcante (Completo) BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL FEMININA NO BRASIL
Autor(es): Sebastiana Estefana Torres Brilhante (Completo) ASPIRAÇÕES E FRUSTRAÇÕES DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CAMPUS I - UFPB
Autor(es): Rayssa Marques Wallach (Completo) APRENDENDO FÍSICA DE FORMA LÚDICA ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DO LABIRINTO ELÉTRICO
Autor(es): Rita de Cássia Paulo dos Santos, Maiara Bernardino da Silva, Maria Emília Barreto Bezerra (Completo) CONSCIENTIZAÇÃO DO PAPEL DA ESCOLA NO CONTROLE DO ABANDONO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS
Autor(es): Mariana Guedes de Lima Jovita e Mara Leite Simões (Completo) A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE SANTA CRUZ - RN
Autor(es): Jéssica Targino Muniz; Rosângela Araújo da Silva (Completo) O DIREITO À EDUCAÇÃO E OS INDICADORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (2007-2015) NO BRASIL
Autor(es): Ilana Raissa Fontes Carneiro da Silva; Maria Edvania Batista de Souto Medeiros; Jamerson Fernando Confort Martins; (Completo) AVANÇO CONSERVADOR E A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO: notas críticas às tendências regressivas
Autor(es): ANGELY DIAS DA CUNHA (Completo) Ensino das Ciências para a sustentabilidade: a incorporação dos princípios da Green Chemistry no currículo da Licenciatura em Química
Autor(es): Alexsandra Carvalho de Sousa (Completo) VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA/ BULLYING: PROBLEMATIZANDO OS DIREITOS HUMANOS A PARTIR DA EDUCAÇÃO E DA SAÚDE PÚBLICAS
Autor(es): Cristina Miyuki Hashizume